Qual é a diferença entre os termos “Cosmético Natural”, “Cosmético Vegano” e “Cosmético Orgânico”?
Não é de hoje que vemos notícias sobre o aumento no consumo de produtos naturais, orgânicos e, os mais recém famosos, produtos veganos. Entretanto, tenho percebido que esses termos são, algumas vezes, usados como sinônimos, quando não são. Vou tentar esclarecer.
Os produtos naturais, sejam eles alimentos, cosméticos, ou qualquer outro, passam por menos ou por nenhum processo industrial. Eles não recebem aditivos químicos sintéticos, ou recebem muito poucos (pensa num pé de alface).
No caso dos Cosméticos Naturais, podemos dizer que são feitos a partir de princípios ativos extraídos de plantas, alguns ingredientes minerais como a argila, ou até ingredientes de origem animal, como a cera de abelha. Porém, um cosmético natural, como um shampoo, por exemplo, não contém ingredientes de origem sintética tais como derivados de petróleo e fragrâncias e corantes sintéticos.
Os Cosméticos Veganos, assim como qualquer outro produto dito vegano, não contém ingredientes de origem animal e também não são testados em animais. A cera de abelha que citei antes, por exemplo, é inaceitável. Porém, em um Cosmético Vegano, qualquer ingrediente artificial ou sintético, como corantes, fragrâncias e até derivados do petróleo, como vaselina, parafina ou óleo mineral podem ser usados, afinal, nada disso é de origem animal, certo? Poluentes ou não; com maior potencial alergênico ou não... o que importa em um cosmético vegano é que não cause sofrimento, dor ou abuso de qualquer animal (e com essa última parte eu concordo plenamente).
Já dá pra perceber que nem todo cosmético natural é vegano e nem todo cosmético vegano é natural (mas, acho que você percebeu que o pé de alface que pedi pra plantar na sua mente é tanto natural quanto vegano).
E, agora, o grande desconhecido da maioria das pessoas: o Cosmético Orgânico. Para ser orgânico um cosmético tem que ser composto de ingredientes naturais. O diferencial é que esses ingredientes naturais são cultivados ou extraídos com base nos princípios da agricultura e/ou cultivo orgânico. Ou seja, sem pesticidas, sem agrotóxicos, sem adubos sintéticos, com preservação do solo e da água e com respeito ao tempo de cada cultura. E, como as pessoas preocupadas em produzir sem agredir o meio ambiente também se preocupam com os animais, cosméticos orgânicos não são testados em animais. Então, todo cosmético orgânico é natural e, na grande maioria, vegano.
Você lembrou em um pé de alface orgânico, agora? Sim, ele também é vegano e natural (tudo de bom).
E tem mais. As pessoas envolvidas na produção de cosméticos orgânicos são tão do bem, que a maioria das marcas se preocupa com o bem estar de todos os envolvidos na cadeia produtiva, garantindo preço justo pago à mão de obra.
Eu vou adiantar pra você que tem um modo de ter certeza da procedência dos ingredientes dos produtos naturais, veganos e orgânicos. É a certificação. Talvez você ainda não saiba, mas, o tema não é curto. Então, falarei sobre isso em outra postagem.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou exponha sua dúvida aqui